Rodrigo Garcia lança o álbum ‘Singular’, um mergulho mineiro no rock clássico com alma britânica
- Maria Correia

- 30 de nov.
- 3 min de leitura

O músico Rodrigo Garcia (Crédito: Bruno Maluf) O guitarrista, maestro e multi-instrumentista mineiro Rodrigo Garcia celebra 30 anos de carreira com ‘Singular’, seu primeiro álbum solo. Combinando o rock clássico à sofisticação do progressivo e da música clássica, o álbum foi composto, cantado e gravado inteiramente por Rodrigo em seu estúdio em Belo Horizonte. Já disponível nas plataformas de música, ‘Singular’ é uma obra que reflete sua trajetória e autenticidade musical.
‘Singular’ traz uma fusão única de influências britânicas – especialmente dos Beatles – com arranjos que misturam piano e guitarra, criando uma atmosfera elegante e envolvente. Rodrigo, com sua guitarra marcante e seu arco de violoncelo, assina um som pessoal, livre de amarras e fórmulas prontas. As faixas transitam entre um som mais pesado e baladas mais suaves.
"É o álbum que eu sempre quis fazer, com total liberdade criativa", afirma Rodrigo. Com letras profundas e reflexivas traz temáticas, como morte, autodestruição, solidão, angústia e romance, revelando uma jornada íntima através de sentimentos e experiências que marcaram o músico e que certamente atravessam a vida de todos nós.
— Ouça Singular no Spotify
‘Singular’ faixa a faixa —
Em ‘Singular’, Rodrigo Garcia mistura elementos do rock clássico com influências eruditas e experimentações sonoras. Além dos instrumentos típicos de uma banda de rock, como guitarra, baixo, bateria e teclados, o álbum inclui violoncelos, sintetizadores, percussões e outros efeitos, todos gravados por ele mesmo.
Faixas como ‘About You’ e ‘Lonely Song’ exploram características do progressivo e kraut-rock, com arranjos que misturam música erudita, solos de cello e texturas de cordas orquestrais. ‘Lonely Song’ se destaca pelos vocais intensos e angustiados. Já ‘Is This?’ segue uma linha mais moderna, com um solo de guitarra expressivo e vocais que lembram o grunge dos anos 90 de Alice in Chains, enquanto ‘Cloudy Day’ tem riff marcante, vocais distorcidos e uma pegada rock-country.
O clipe de ‘Cloudy Day’, um dos destaques do álbum, tem clima onírico, surrealista e abraça o estranhamento para apresentar uma pessoa desmembrada em várias outras, com seus diversos sentimentos e pensamentos, que se deixa levar por ideias catastróficas a ponto de torná-las reais em situações inesperadas.
— Assista ao clipe de ‘Cloudy Day’ aqui
Os momentos de leveza ficam com ‘A Billion Times Before’, uma balada country-rock, e ‘Instante em Luz’, a primeira faixa em português, com influência de Guilherme Arantes e Mutantes. ‘Adeus’, uma blues-balada densa, aborda uma despedida emocionante, enquanto o álbum se encerra com ‘Nature’, uma reflexão sobre infância e amadurecimento, marcada por solos de guitarra e sintetizadores.
Um erudito roqueiro, um roqueiro erudito —
Formado em violoncelo, composição e regência pela UFMG, Rodrigo Garcia construiu uma carreira marcada pela versatilidade. É membro das bandas Cartoon, Orquestra Mineira de Rock e da Orquestra Ouro Preto, com as quais realizou turnês pelos Estados Unidos, Europa, Canadá e Brasil. Também rege a Fractal Orchestra – com quem este ano apresentou o espetáculo ‘Pulse Sinfônico’ junto à banda Pink Floyd Reunion – e a Orquestra de Câmara Sesc em Belo Horizonte, além de integrar o quinteto Rockin’ Strings. Sua participação no concerto ‘The Beatles’ com a Orquestra Ouro Preto, que o levou a Liverpool, reforça sua conexão com a estética britânica.
Transitando naturalmente entre o universo erudito e o rock, Rodrigo desenvolveu uma identidade híbrida e criativa. ‘Singular’ reflete essa multiplicidade ao unir elementos do clássico, do progressivo, do country e de baladas mais densas, mantendo coesão estética e sensibilidade.
A força visual e técnica do álbum —
A mixagem e a masterização de ‘Singular’ foram realizadas por Bruno Corrêa, enquanto a direção visual do álbum ficou por conta de Bruno Maluf, que reforçou o caráter artesanal do projeto. Cada detalhe foi concebido para refletir o espírito do álbum: íntimo, elegante e profundamente autoral.
Ficha Técnica — ‘Singular’
Letras, Músicas e Instrumentos: Rodrigo Garcia
Mixagem e Masterização: Bruno Corrêa
Imagens: Bruno Maluf
Siga Rodrigo Garcia:
Instagram: www.instagram.com/rodrigogarciamusica
Apple Music: https://bit.ly/3LHaAfW
Amazon Music: https://bit.ly/4i0Hq7w
Fonte: Agência 1a1









