top of page

Pioneiro do metalcore europeu, Caliban se apresenta em São Paulo neste sábado (6)

  • Foto do escritor: Maria Correia
    Maria Correia
  • 1 de dez.
  • 3 min de leitura
ree
Caliban | Crédito: Moritz Hartmann

Caliban, banda alemã na ativa desde a década de 1990 e um dos nomes mais influentes do metalcore europeu, retorna a São Paulo/SP neste sábado (6 dezembro), no Fabrique Club, em show único no país após 15 anos para divulgar o poderoso 12º álbum, Back From Hell. O set contará ainda com músicas da diversificada e consistente discografia. A realização é da Liberation MC.


A apresentação na capital paulista terá apoio de dois nomes que são referência de metalcore nacional: Fim do Silêncio e Broad and Sharp.



O Caliban tem uma relação especial com o Brasil. Em um LibFest, no ano de 2005, no Galpão do Jabaquara, os alemães estrearam no país com um show poderoso e lotado na turnê do álbum The Opposite from Within. A apresentação é até hoje lembrada por fãs e apontada como um show imbatível e memorável.


Com Back From Hell, lançado em abril deste ano, o Caliban mais uma vez prova por que seu nome é sinônimo de poder, resiliência e inovação. Aqui, unem a agressão old-school com um fogo moderno e nunca soou tão pesado.


O registro, o 12º de estúdio, crava uma das fases mais marcantes de sua carreira, evoluindo sem perder a essência que os tornou um dos nomes mais emblemáticos do metalcore.


O álbum trouxe três singles de destaque – I Was a Happy Kid Once, Echoes e Guilt Trip (com participação de Mental Cruelty) – que fundem o peso característico do Caliban com novas camadas de atmosfera e melodia.


A adição do baixista Iain Duncan, que se juntou em 2024, trouxe uma energia renovada, com seus vocais limpos adicionando contraste e profundidade ao som da banda.


A turnê, antes, passa pela Colômbia (Bogotá, 30/11), Chile (Santiago, 2/12) e Argentina (Buenos Aires, 4/12).


As bandas de abertura

Uma das mais tradicionais bandas do hardcore/metal do país, formado em 1999, o Fim do Silêncio se mantém na ativa com um som cada vez mais ácido e feroz. A banda se prepara para lançar um EP e a prévia é "Plástico, Glamour e Corrosão”, música composta pelo sexteto e gravada no estúdio Bay Area, em São Paulo.


Nele, os vocalistas Leandro Carbonato e Felipe Flip, falam (ou berram) sobre os sintomas derivados de uma doença causada pela pressão de existir em uma sociedade onde a imagem se sobrepõe a qualquer outro aspecto da vida. Tudo isso sobre uma agressiva massa sonora executada pelos guitarristas Rodrigo Fú e Paulinho, o baixista Carlos Abreu e o baterista Daniel Medeiros.


Broad and Sharp é uma banda paulistana de metalcore na ativa desde 2010, conhecida por letras em português intensas e performances energéticas. O grupo retornou com força total em 2024 com novos singles e presente em importantes festivais do cenário independente.


Mesmo lançado há quase uma década, o EP Reagir (2016) ainda é referência no underground brasileiro por sua postura crítica e a sonoridade, que combina a agressividade do hardcore e o peso do metal, incluindo passagens melódicas que aproximam o som do metalcore americano.


ree

SERVIÇO

Caliban (Alemanha) em São Paulo

+ Fim do Silêncio e Broad and Sharp

Data: 6 de dezembro de 2025

Horário: 17h (abertura da casa)

Local: Fabrique Club (rua Barra Funda, 1071, Barra Funda - São Paulo/SP)


Mais informações


Fonte: Tedesco Comunicação & Mídia

As opiniões expressas nesse site são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião de seus editores.

Site criado por JP Carvalho da JPGraphix, para Metal No Papel 2017 / 2020 - Todos os direitos reservados.

Fale conosco:   mnp.metalnopapel@gmail.com

bottom of page