IA, futuro da música e novos modelos de negócios estarão em debate no maior evento da indústria musical da América Latina
- Maria Correia

- 9 de set. de 2025
- 2 min de leitura

Mais do que entretenimento, a música hoje é economia criativa em expansão: movimenta cerca de R$ 116 bilhões ao ano no Brasil — um PIB maior que o da indústria automotiva — e impulsiona setores que vão do audiovisual ao mercado de instrumentos e tecnologia. Esse ecossistema diverso estará reunido na quarta edição do Conecta+ Música & Mercado, que acontece de 18 a 21 de setembro de 2025, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
O evento, idealizado por Daniel Neves, se consolidou como o principal hub latino-americano de negócios, cultura e inovação musical. Para 2025, reunirá mais de 110 expositores, entre eles 30 marcas internacionais vindas da Ásia, Europa e América do Norte, como Williams, Tokai, Yamaha, Attack Audio, NIG, Pioneer DJ, Odery, Tonante e Audio-Technica.
A programação vai além da feira: traz painéis e oficinas que discutem desde direitos autorais, carreira independente e internacionalização até produção musical, novas tecnologias de palco e estúdio, e o impacto da inteligência artificial na criação artística. Entre os destaques está o painel “O que esperar da era da inteligência artificial para músicos e autores?”, com Felipe Vassão (produtor premiado no Latin Grammy e no Cannes Lions), Ale Cassulino (diretor de cena e sócio da Rebolucion) e Bia Ambrogi (CEO da InnSaei.TV e supervisora de pós-produção de filmes como Tropa de Elite e Dois Filhos de Francisco).
Outro momento aguardado será a palestra de Dodo Costa, diretor executivo da GR6, maior produtora de funk do país. No painel “Algoritmos e como transformar números em carreira”, ele vai detalhar as estratégias digitais e artísticas que impulsionaram nomes como MC Livinho e MC Luucky. Já para novos artistas, o painel “Tenho um sonho e um par de fones: e agora?” trará bastidores de quem constrói carreiras de sucesso, como Daniel Mendes (empresário de João Gomes), João Assis (Diretor de A&R da Ludmilla) e Bia Song (empresária de MC Braz), com mediação de Luca Bonchristiano (Head MEDIA).
“O Conecta+ nasceu para conectar pessoas, ideias e oportunidades. Em 2025, vamos além: criamos uma plataforma viva de formação profissional, acesso à tecnologia, debates sobre o futuro da música e abertura de novos mercados. Nossa missão é gerar valor real para toda a cadeia produtiva da música”, afirma Daniel Neves.
Serviço:
Conecta + Música e Mercado
Quando: 18 e 21 de setembro de 2025
Local: Transamérica Expo Center, São Paulo/SP
Fonte: Fariello Comunicação - Conecta +m.br









